PORTO ALEGRE (RS) – O nível do Guaíba voltou a subir nos últimos dias e já ultrapassou a marca dos 2,90 metros em alguns pontos da capital, aproximando-se da cota de inundação, que é de 3,00 metros no Cais Mauá. Mesmo sem atingir oficialmente esse limite, o lago já provoca alagamentos em áreas da orla e afeta moradores do bairro Guarujá, na zona sul.
Na tarde deste domingo (29), a água já alcançava o gramado de quadras públicas da região. O Guaíba pode atingir a marca de 3,40 metros nos próximos dias, em função do grande volume de água que desce das bacias dos rios Taquari, Caí, Jacuí e Sinos. A situação é agravada pela ação dos ventos, que dificultam o escoamento natural do lago.
Os efeitos do escoamento da Serra seguem pressionando o nível do lago, mantendo Porto Alegre em estado de atenção. A prefeitura de Porto Alegre tem instalado bombas, lonas e barreiras com sacos de argila em pontos críticos da capital.
A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do lago e orienta que moradores de áreas ribeirinhas redobrem a atenção e fiquem de olho nos canais de comunicação oficiais da prefeitura.