A modelo Gisele Bündchen destinou R$ 9 milhões ao Instituto Cultural Floresta, por meio do Fundo Luz Alliance em parceria com a BrazilFoundation, para a reforma e ampliação de três escolas em Porto Alegre atingidas por enchentes. As unidades Leopolda Barnewitz (Cidade Baixa), uma escola no Centro Histórico e a Miguel Granato Velasquez (Sarandi) receberão melhorias que permitirão a criação de 600 novas vagas para crianças de 0 a 6 anos em tempo integral. As obras incluem reformas estruturais, ampliações e aquisição de mobiliário.
A escolha do Instituto Floresta se deu pela conformidade com os critérios de compliance da BrazilFoundation, sendo toda a interlocução realizada por meio da fundação. O Instituto apresentou projetos técnicos elaborados por arquitetos e engenheiros voluntários. O custo total das obras está estimado em R$ 12,5 milhões, sendo que o valor restante será arrecadado futuramente. A coordenação ficará a cargo de Monica Vianna, diretora de Educação do Instituto Floresta, como parte de um programa municipal que busca ampliar o acesso à educação infantil nos próximos anos.
As escolas foram fortemente afetadas pelas enchentes que atingiram Porto Alegre no ano anterior, evidenciando a necessidade de reconstrução e ampliação das vagas. Desde então, o Fundo Luz Alliance e a BrazilFoundation vêm atuando na mobilização de recursos para ações emergenciais e reconstrução de infraestrutura. Criado em 2020, o Fundo já apoiava causas humanitárias e ambientais no Brasil e agora estende sua atuação para garantir educação digna às comunidades mais vulneráveis.
